A Escola Politécnica Equipe de Leopoldina começa a ser pensada em 2011 e surge no ano seguinte da necessidade de elaborar um plano político-pedagógico da instituição, que possibilite a articulação da educação profissional, das disciplinas entre si e que se adeque às exigências e transformações do mercado de trabalho.
Vivemos um momento de grandes transformações na sociedade que exige mudanças significativas no processo ensino/aprendizagem. A busca pela excelência no trabalho desenvolvido aliada a necessidade cada vez mais constante de aprimorar os conhecimentos obtidos são hoje uma condição imperiosa para todos os profissionais.
Considerando que é preciso dotar o aluno de competência que lhe permita viver com essa sociedade mutável, a escola precisa, acima de tudo, estimular no aluno o desejo de aprender a ser, aprender a convier, aprender a aprender, aprender a fazer.
Os dados aqui relatados embasam a Proposta Pedagógica da EPEL – Escola Politécnica Equipe de Leopoldina que passa a ser um instrumento de orientação para todo o processo de ensino/aprendizagem, buscando o comprometimento de todos os envolvidos, formando profissionais responsáveis e dando um referencial de conjunto para a caminhada.