A Proposta Pedagógica do Colégio Equipe é o da abordagem humanista na educação, onde o ser humano é o centro, dando ênfase às relações interpessoais.
Como o conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conteúdos do ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia frente a desafios cognitivos e situações problemáticas.
Valorizamos o desenvolvimento do processo educativo em que o conhecimento não seja mero acumulo formal de conceitos numa preparação para o Concurso Vestibular ou ENEM, mas a compreensão de problemas da realidade vivida, que emerge no diálogo crítico entre pessoas que se comprometem como próprio processo histórico.
Trata-se de “aprender”, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber propriamente dito.
A idéia de “aprender fazendo”, está sempre presente. Valorizamos as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas. Embora os métodos variem, a escola parte sempre de atividades adequadas à natureza do aluno e às etapas do seu desenvolvimento.
Os passos básicos dos métodos de ensino são:
a) colocar o aluno numa situação de experiência que tenha um interesse por si mesmo;
b) o problema deve ser desafiante, como estímulo à reflexão;
c) o aluno deve dispor de informações e instruções que lhe permitam pesquisar descobertas de soluções;
d) soluções provisórias devem ser incentivadas e ordenadas com a ajuda do professor;
e) oportunidade de colocar as soluções à prova, a fim de determinar sua utilidade para a vida.
O esforço do professor em desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos explica algumas das características do professor “facilitador”, que deverá desenvolver a habilidade do ser confiável, receptivo, auxiliando o aluno a se organizar utilizando técnicas de sensibilização onde os sentimentos de cada um possam ser expostos sem ameaças.